Brônquios
Segundo a Presidente Dilma, com esse leilão, demos um grande passo para a exploração do petróleo no pré-sal, usando um novo modelo, chamado modelo de partilha. E Nesse novo modelo, o Brasil fica com 85% do petróleo retirado e pode transformar essa riqueza em educação, em saúde, em desenvolvimento e criação de empregos para o povo brasileiro.
O leilão recebeu ampla cobertura na imprensa nacional e internacional, recebendo elogios assim como também críticas. E se tornou uma questão altamente polêmica.
É claro que a exploração do petróleo introduz o Brasil ao grupo dos grandes produtores de petróleo e na "superpotência sul-americana".
É preciso notar também que, para extrair o petróleo da camada pré-sal haverá riscos ambientais "enormes" para o mar, fauna e praias "em uma das mais bonitas e populosas regiões litorâneas do Brasil", mas que "a ganância por recursos naturais" foi maior.
Aparentemente o Brasil irá lucrar bastante com esse Campo de libra.Mas só resta saber se o dinheiro arrecadado será realmente investido na educação e na saúde, como está planejado,ou se irá parar na cuéca,nas meias,ou em contas misteriosas fora do país...!
Durante o leilão ocorreram protestos, o que mostra a insatisfação da população, em relação ao assunto. para uns deve-se leiloar mesmo, pois isso de que o petroleo é nosso, é apenas rótulo.