bruxas
Centro Socioeconômico
Departamento de Economia e Relações Internacionais - CIN 7003
Bruxas – figuras de poder
Florianópolis, 11 de setembro de
2014
Bruxas: Figuras de poder
Falar em origem da bruxaria, uma religião de origem Xamânica onde existe um amor sincero pela energia dos Deuses, harmonia com a Natureza e forte tradição mágica. É o mesmo que retornar às raízes da Humanidade, quando os seres humanos começaram a despertar sua percepção para os mistérios da vida e da natureza. Perseguidas, queimadas e sacrificadas pela inquisição ao longo dos séculos, esses seres trazem magia e brincam com a imaginação de quem se ouve falar sobre.
Florianópolis,11 de setembro de 2014
SUMÁRIO
1. Fichamento
ZORDAN, Paola Basso Menna Barreto Gomes. Bruxas:. Figuras de Poder Rev. Estud.Fem. , Florianópolis, v. 13, n. 2, agosto de 2005. Disponível em . Acesso em 12 de setembro de 2014 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2005000200006.
1.1 A autora ressalta inicialmente a diferença dos tipos existentes que caracterizam a imagem do que é, do que era, e o que pode ser uma bruxa. Um ser sensual, copulativo, que lida com ervas como forma medicinal,ou como um ser que entrega sua alma ao demônio, perversa e pecadora.
1.2 “Fêmea inebriante ou velha decrépita[...].Trata-se de uma imagem construída por diferentes discursos, um romântico, [...],e outro eclesiástico, [...]contra arcaicas práticas pagãs”(p.331)[...]” Ambígua, a bruxa pode ser tanto a bela jovem sedutora ({..} cheia de pretendentes) como a horrenda anciã (viúva solitária),aparentada com a morte.”(p.332) [...]Copuladora, a bruxa é a mulher perversa[....]após danças frenéticas as bruxas copulavam com o diabo”(p.334).
1.3 Além de descrever as possíveis características do que é uma bruxa, Muitas das vítimas da