bruno
O IDH varia de 0 (zero) a 1. Quanto mais se aproxima de 1, maior é a qualidade de vida do país.
Alguns dos aspectos relevantes da realidade social ausentes dessa composição podem ser, por exemplo, a qualidade da educação (muitas vezes medida apenas pelo número de matrículas ou diplomas), as condições de moradia (em função da crescente “favelização” da população em muitas partes do mundo), os problemas ambientais (cada vez mais graves em todo o planeta) e as análises das taxas de desemprego (associadas à exclusão social)
B O relatório do Desenvolvimento Humano 2011, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), classifica o Brasil na 84ª posição entre 187 países avaliados pelo índice. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil em 2011 é de 0,718 na escala que vai de 0 a 1. O índice é usado como referência da qualidade de vida e desenvolvimento sem se prender apenas em índices econômicos.
O país com mais alto IDH em 2011 é a Noruega, que alcançou a marca de 0,943. Os cinco primeiros colocados do ranking são, pela ordem, Noruega, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Nova Zelândia. Segundo o Pnud, o pior IDH entre os países avaliados é o da República Democrática do Congo, com índice 0,286. Os cinco últimos são Chade, Moçambique, Burundi, Níger e República Democrática do Congo.