Bruno asdasdas
379 palavras
2 páginas
misO que é CMMI?
O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de qualidade, criado e mantido pelo SEI(Software Engineering Institute), um centro de pesquisa e desenvolvimento patrocinado pelo Departamento de Defesa dos EUA.
Pode-se dizer que é um modelo de referência que contém boas práticas para os processos de desenvolvimento de software. O modelo possui uma listagem de melhores práticas para todas as áreas de processo melhorando drasticamente a qualidade dos projetos.
Deixando claro que o CMMI não é uma metodologia, ele diz o que você deve fazer mas não diz como; por isso é possível utilizar o CMMI com metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.
Onde utilizar o CMMI?
Os processos (negócio) e o desenvolvimento de soluções com engenharia de software são o foco do CMMI. Porém, por ser bem abrangente e ter uma estrutura mais aberta, muitas de suas práticas podem ser utilizadas em outros tipos de projetos.
Por que utilizar o CMMI?
Esse conjunto de práticas contribui para o aprimoramento dos processos de uma organização tornando-a mais madura e eficiente.
O CMMI ajuda a organização a conhecer a si própria e a sua performance, melhorando a precisão do planejamento. Permite também um melhor monitoramento dos processos, possibilitando que o gerente de projetos saiba se o projeto dará certo ou não.
Com o tempo, adquirindo maturidade, a empresa vai identificando o que realmente tem valor e foca nisso, otimizando cada vez mais os processos. E é justamente isso que o CMMI é: um modelo que possibilita uma melhoria contínua nos processos, amadurecendo as organizações e tornando-as mais competitivas.
Vantagens do CMMI
[pic] Reconhecido internacionalmente
[pic] Consolidado (quase 20 anos)
[pic] Dois tipos de abordagens
[pic] Contínua
[pic] Estágio
[pic] Empresas no mundo inteiro utilizam
Desvantagens do CMMi
O modelo CMMi é proprietário e envolve um grande custo para a realização das avaliações do modelo para