Bruna
Pode-se resumir que o texto como um todo tem de nos mostrar a educação e o impacto que a mesma causa na formação social do homem. E de certa forma relata também que com o passar do tempo o homem foi se tornando individualista onde o mesmo busca sempre o sucesso financeiro deixando de lado a educação para que custe o que custar esteja sempre no topo de uma pirâmide social.
Como em algumas partes do texto podemos observar:
*”Nos dias atuais, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão.”
* “Uma educação consciente eleva a capacidade a um nível superior e cria melhores formas de existência humana.”
* “...a estabilidade também pode ser indicio de momentos finais de uma cultura.”
*” ...a ânsia de honra era insaciável e era natural que os heróis exigissem uma honra cada vez mais alta.”
* “ No Banquete, Platão mostra o sacrifício do dinheiro e dos bens para se alcançar o prêmio de uma glória duradoura, o que explicaria o impulso do homem mortal em busca da própria imortalidade.”
* “ A educação que separa mente e mundo implica uma concepção da relação entre conhecimento e interesses sociais.”
* “ Os homens não estavam lutando para se libertar da conexão com a natureza e com os outros, mas lutando por maior liberdade na natureza e na sociedade.”
NÚMERO 2:
Atualmente, a educação deu um bom salto e juntamente com ela os avanços tecnológicos, porém, vieram também as consequências, os problemas sociais, onde o homem busca somente a riqueza e, não a sabedoria.
Surge então na Grécia, no século V a Paideia, que significa “criação de meninos”, agregando junto com a educação os valores, a honestidade, para com isso buscar a formação e o despertar de um cidadão aretê , que possuía virtudes.
A virtude, a educação nobre, era característica de todos os cidadãos, mas, em seu livro Homero, descreve os vários estágios de aretê, que começa sendo a criação, depois passa a ser atributo próprio