Bruna
Se o veículo parado ou que se desloca lentamente sofre colisão na partetraseira, a energia do impacto provoca aceleração rápida e o lança a frente,assim como tudo o que está em contato com ela. Se não houver apoio para acabeça, pode acontecer a hiperextensão do pescoço e o risco de lesão na medulaespinhal. Geralmente, após a aceleração rápida, o veículo é obrigado a pararsubitamente e seus ocupantes lançados para a frente, como no mecanismode colisão frontal. Como o veículo sofre dois tipos de impacto (frontal etraseiro), o socorrista ficará atento a essa possibilidade e, na cena do acidente,buscará as lesões relacionadas aos dois tipos de situação.
Colisão traseira - risco de trauma cervical
O acidente do tipo colisão traseira ocorre quando um veículo não consegue efetuar a manobra de frenagem a tempo, e por consequência atinge o veículo à frente. Esta falha pode ser ocasionada por inúmeros fatores, dentre eles: desatenção do motorista, alcoolismo, influência de entorpecentes, sonolência ao dirigir e qualquer outro fator que afete o reflexo e a percepção humana. Há estudos que comprovam que um segundo a mais de atenção do motorista antes de uma colisão, poderia evitar cerca de 90% desse tipo de acidente.
Primeiros socorros:
Colisão traseira
Se o veiculo parado ou que se desloca lentamente sofre colisão na parte traseira a energia do impacto provoca aceleração rápida e o lança a frente, assim como tudo o que esta em contato com ela se não houver apoio para a cabeça, pode acontecer a hiperextensão do pescoço e o rico de lesão na medula espinhal. Geralmente pos a aceleração rápida o veiculo e obrigado a parar subitamente e seus ocupantes lançados para frente como no mecanismo de colisão frontal. Como o veiculo sofre dois tipos de impacto (frontal e traseiro), o socorrista ficara atento a essa possibilidade e na cena do acidente buscara as lesões relacionadas aos dois tipos de situação.
Portanto, ao presenciar