Brucelose 1
A brucelose de uma grave doença causada por uma bactéria cocobacilar Gram negativa, imóvel, não capsulada e não esporolada. Esta bactéria, do género Brucella, é intracelular facultativa com um tropismo para as células do Sistema Reticulo-Endotelial.
Os hábitos das pessoas nessas regiões deixa propicio a presença e o desenvolvimento da Brucella, por causa do contato diario com animais possivelmente infectados estas pessoas apresentam um grande risco em contrair esta doença.
Descrição
Animal: A brucelose é uma doença infecto-contagiosa, de evolução crônica e de caráter granulomatoso típico, que acomete principalmente os sistemas reprodutivo e ósteo-articular de bovinos, suínos, ovinos, caprinos, cães e equinos.
A doença provoca graves perdas produção animal, chegando a causar 25% de diminuição na produção de leite e 15% na produção de carne, sem contar com a perda de bezerros ocasionada por abortamentos.
Humano: enfermidade bacteriana generalizada de começo agudo ou insidioso, caracterizada por febre continua, intermitente ou irregular, de duração variável, debilidade, cefaléia, suor profuso, perda de peso e mal estar generalizado. Às vezes, surgem infecções localizadas supurativas, e são freqüentes infecções subclínicas e não diagnosticadas. As complicações osteoarticulares são comuns.
Especificações bacterianas
A Brucella é uma proterobactéria (pode assumir diversas formas) alfa (capaz de crescimento com níveis muito baixos de nutrientes).
Gram-negativa
Quimio-heterotrófica
São pequenos cocobacilos imóveis. Parasita brigatorio de mamíferos. Sobrevive á fagocitose.
É uma zoonose.
Agentes
As bactérias Brucella são pequenos coco-bacilos gram-negativos e aeróbicos. Durante a manipulação em laboratório, elas são facilmente transmitidas pelo ar e são consideradas perigosas de manipular.
O gênero brucela é composto por sete espécies: Brucella melitensis, Brucella suis, Brucella abortus, Brucella neotomae, Brucella ovis, Brucella