Broncopneumonia
Definição
Broncopneumonia (BCP) é uma infecção que inicia nos brônquios e bronquíolos, comprometendo os alvéolos, podendo ser uma infecção bacteriana ou viral, os agentes mais comuns estafilococo, pneumococo e hemófilo. A broncopneumonia tem uma reação inflamatória purulenta, inespecífica, um tecido alveolar frouxo, que oferece pouca resistência ao acúmulo de grande quantidade de exsudato, proporcionando assim vias livres de disseminação. A consolidação lobular pode ter distribuição focal por todo o lobo, mas é mais comum ser multibolar e, frequentemente, bilateral e basal, por causa da tendência das secreções de se acumularem por gravidade nos lobos inferiores. A broncopneumonia, particularmente na infância, pode permanecer no interstício, isto é, nos septos alveolares, provocando uma alteração inflamatória limitada às paredes alveolares, com pouca exsudação nos espaços aéreos.
07
Etiologia
A doença se desenvolve quando a imunidade da pessoa está baixa. A pessoa inala um microorganismo, através da respiração, e este chega até aos pulmões, onde causa a doença; Outra maneira frequente é quando bactérias, que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmão.
Pode ser causada por diversos agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e parasitas).
Processos inflamatórios (sarcoidose e histocitose).
Por substâncias tóxicas (fumaça, mofo, poeira, gases, substancias químicas e conteúdo gástrico que são inaladas ou aspiradas). No período neonatal as infecções bacterianas são a etiologia mais comum da broncopneumonia. Maioria das infecções nessa faixa etária é causada pela aspiração de microrganismos que colonizam as vias genitais da mãe durante o parto. Sinais e sintomas
Febre alta (40ºC);
Dor torácica;
Dispneia;
Calafrios;
Cianose;
Aumento da produção de escarro;
Tosse;
Astenia grave
08
Diagnóstico