Briófitas
01. (FUVEST) Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal. Justifique essa analogia.
Sugestão de Resposta:
Assim como os anfíbios, estas plantas dependem de água para fecundação. Vivem, na maioria das vezes, na água doce e ambiente terrestre úmido sombreado.Anfíbios, como os sapos, pererecas e rãs necessitam viver próximo da água devido a sua respiração cutânea. Assim como as briófitas também vivem em locais úmidos devido o fato de não possuírem vasos condutores de seiva.
02. (UNICAMP-SP) A Mata Atlântica é um ambiente bastante úmido. Nesse ambiente, é comum encontrar diversos tipos de plantas verdes, de pequeno porte (alguns centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores, bem como recobrindo certas áreas na superfície do solo. A reprodução destas plantas não ocorreu por meio de flores, mas no seu ciclo há gametas envolvidos.
a) Que plantas são essas?
b) Qual o fator que delimita o seu tamanho?
c) Qual é a fase transitória do seu ciclo reprodutivo?
Sugestão de Resposta:
a) Essas plantas são as briófitas.
b) O fator limitante do seu tamanho é a ausência de vasos condutores de seiva.
c) A fase transitória do ciclo das briófitas é o esporófito.
Pteridófitas
01. (U.F.Lavras -MG) Responda
a) No que se assemelham briófitas e pteridófitas quanto ao habitat e transporte de gametas?
b) No que diferem quanto ao transporte de água e sais minerais?
Sugestão de Resposta:
a) Briófitas e pteridófitas são plantas terrestres de ambientes úmidos e dependentes do fator água para o encontro dos gametas.
b) As briófitas são avasculares e as pteridófitas, vasculares ou traqueófitas.
02. (FUVEST) O esquema a seguir representa o ciclo de vida da samambaia. A letra [A] representa a célula haplóide que faz a transição da fase esporofítica para a fase gametofítica; a letra [B] representa a célula diplóide que faz a transição da fase gametofítica