Brinquedoteca
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
VIVIANE MATOS CARVALHO
BRINQUEDOTECA
Petrópolis
2013
VIVIANE MATOS CARVALHO
BRINQUEDOTECA
Portifólio apresentado à
UNOPAR – Universidade Norte
Do Paraná
Petrópolis
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um levantamento de dados a respeito do tema Brinquedoteca. Palavra esta, que significa coleção de jogos e brinquedos num espaço preparado para estimular a criança a brincar. Na Brinquedoteca a criança vivencia diversas atividades lúdicas, na verdade a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo.
De acordo com alguns estudos, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta uma forma de representação de um desejo ou realidade.
Considera-se a Brinquedoteca no âmbito educacional, como espaço voltado às brincadeiras, com função lúdica não diretiva e interventiva na ação docente, e possibilitar experiências para desenvolver as potencialidades do educando.
No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano. CONSIDERAMOS A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO QUE PRIVILEGIA O BRINCAR E O USO DO LÚDICO COMO RECURSO NECESSÁRIO À CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS, DA IDENTIDADE, AUTONOMIA E DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA INFÂNCIA, OU SEJA, UM AMBIENTE ACOLHEDOR COM ESTÍMULOS DIVERSIFICADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES SIGNIFICATIVAS. ACREDITAMOS QUE DEVEMOS VÊ-LA COMO LOCAL TRANSFORMADOR, ONDE SE