Brinquedoteca
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Brinquedoteca, sendo requisito de formação do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha com intuito de promover reflexões efetivas e intervenções no espaço lúdico, construindo subsídios para uma prática pedagógica que oportunize o ensinar e o aprender.
1
NOME DA ESCOLA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Encantada, foi criada em 01 de fevereiro de 1996 está localizada na Rua Delmo Kerber, s/nº, no Bairro 1º de Maio. A escola tem área construída em 550m2, com 12 salas, 1 laboratório de informática, 1 laboratório de ciências, sala de recursos, sala de artes, quadra poliesportiva, sala de professores, cozinha, biblioteca, sala da direção e secretaria. Atende nos três turnos, manhã, tarde e noite com EJA, coordenada pela diretora e pelos vice-diretores.
2
REPORTAGEM
SOBRE
O
BRINCAR
| JOGO
| BRINCADEIRA
|
BRINQUEDOTECA
A reportagem a seguir busca agregar informações relevantes ao tema desenvolvido neste projeto de modo a contribuir na reflexão sobre a prática do professor em relação às teorias pedagógicas.
Brincar é mais que aprender – por Lino de Macedo
A brincadeira é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade.
Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Não importa que não saibam disso. Ao fazer essas atividades, elas vivem experiências fundamentais. Daí porque se interessam em repeti-las e representá-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.
Por que jogar e brincar pede a repetição? Esses desafios encantam pelo prazer funcional de sua realização. Mesmo que se cansem, as crianças querem (esperam) continuar
2
jogando e brincando. Há um afeto perceptivo, ou seja, algo que agrada ao corpo e ao pensamento. Até o medo e a