Brinquedoteca
Com este trabalho, buscou-se analisar e discutir a brinquedoteca, sua origem, sua historia e suas funções.
Diferentes tipos de espaço e material para diferentes crianças. Refletiu-se ainda, sobre o papel do brinquedista, que é um educador e como tal necessita de uma formação acadêmica. E uma breve entrevista realizada com uma criança de 9 anos de idade.
DESENVOLVIMENTO
No Brasil as brinquedotecas surgiram na década de 1980.
A brinquedoteca é um espaço que estimula a criança a brincar, permitindo o acesso a uma variedade de brinquedos num espaço lúdico e, por isso, independentemente do nível escolar, esse será sempre seu maior objetivo.
A brinquedoteca é um espaço que proporciona, por meio da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, assim sendo é um ambiente de compreensão da realidade como um todo, no qual as crianças trocam experiências vividas. A diferença entre o brincar e brincadeira é que o brincar é o ato em sim que a criança executa Ex: Correr, pular e Jogar e a Brincadeira é o jogo em si Ex: Brincando de pular corda, Brincando de esconde-esconde e brincando de bola.
É importante deixar que a criança manuseie o brinquedo é neste momento em que acontece a concretização da aprendizagem; os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades fundamentais na infância. O brinquedo favorece na imaginação, confiança, curiosidade, socialização, desenvolvimento da linguagem, pensamento, criatividade e da concentração.
Enganam-se pessoas que acham que brincar está relacionado só no pré-escolar, ela deve se estender e perpetuar no ensino fundamental com brincadeiras adequadas a faixa etária de idade.
O lúdico deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do ser humano e facilita muito o professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolverá seu senso critico, terá atitude de