Brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho analisara sobre brinquedoteca, o objetivo é conhecer aspectos de uma brinquedoteca, para tanto foi realizada uma pesquisa, bem como uma entrevista, onde podemos descobrir o que as crianças pensam a respeito do espaço de uma brinquedoteca.
A entrevista devera ser feita com uma criança entre cinco a doze anos, tendo como intenção descobrir se ela sabe o que é uma brinquedoteca, o que acha que deve ter em uma brinquedoteca e como deveria ser este ambiente.
Através deste estudo poderemos analisar se as crianças estão tendo a oportunidade de fazer uso da brinquedoteca, que é um importante instrumento para se desenvolverem. Também buscaremos saber se elas têm alguma expectativa quanto a este espaço e ainda poderemos conhecer mais a respeito da brinquedoteca e poder aprender como aplicar melhor este método para auxiliar no desenvolvimento infantil. Portanto, para iniciar será falado de como a lei no Brasil apoia e defende o uso das brinquedotecas.
2 BRINQUEDOTECA E O DIREITO AO BRINCAR
O brincar é um direito que a lei garante para toda criança. No Brasil esse direito é assegurado por leis especificas, juridicamente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que estabelece em seu artigo 24 “o direito ao repouso e ao lazer”. A Declaração dos Direitos da Criança (1959), em seus artigos 4 e 7, confere aos meninos e meninas o “direito à alimentação, à recreação, à assistência médica” e a “ampla oportunidade de brincar e se divertir”. Mais recente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.
Ao falar em leis o Brasil tem um ótimo alicerce, mas na pratica nem sempre este direito da criança é cumprido, sendo que para seu bom desenvolvimento a brincadeira é essencial.
Segundo Franco