Brinquedoteca
Brincar sempre fez parte do dia a dia das crianças desde os primórdios grego-romanos e ao longo do tempo não foram diferentes, as crianças continuaram a brincar.
Surgiram as brinquedotecas como instituições que possibilitam o aprender brincando de maneira livre e prazerosa, contribuindo assim para o desenvolvimento infantil.
A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação Infantil. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor.
O profissional, educador deve se especializar na teoria e pratica pedagógica, mas só esse conhecimento não basta é necessário ir além, pois a criança precisa sentir confiança e segurança no educador. A afetividade deve ser ressaltada.
Uma pesquisa foi realizada com uma criança de 5 anos de idade afim de saber se é lhe dado o direito saber o que é, e freqüentar uma brinquedoteca.
2 DESENVOLVIMENTO
Toda criança tem o hábito de brincar, é o meio onde a criança socializa e aflora a imaginação possibilitando a aprendizagem.
Ter um espaço, um cantinho exclusivo para proporcionar o direito de brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, esses espaços direcionados para crianças são chamados de brinquedoteca, Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que:
[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.
É fundamental proporcionar que todas as crianças possam ter um lugar para oportunidades educativas e construção do conhecimento e