brinquedoteca
Quando se fala em criança a primeira coisa que associamos a este ser é a brincadeira, o ato de brincar, por este motivo que nós propomos a pesquisar sobre como estas brincadeiras podem auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como “passa tempo”,passando a ser visto como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos da inserção na escola, trabalhando a aprendizagem através do lúdico. O objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância de se criar uma brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem.
Desenvolvimento:
Em 1934 com o intuito de solucionar um problema causado por frequentes roubos em uma determinada loja de brinquedos, foi criada a primeira brinquedoteca, com o propósito de emprestar brinquedos às crianças que tem pouca ou nenhuma condição de adquiri-los, criou-se assim o serviço comunitário de empréstimo de brinquedos.
No Brasil a primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.
De acordo com Nylce Helena da Silva Cunha, criadora da primeira brinquedoteca do Brasil, “É um espaço onde as crianças... vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestações de as potencialidades e necessidades lúdicas”. Muitos brinquedos , jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade...”(CUNHA, 2001,15).
A brinquedoteca é um espaço criado para o brincar, em que a criança tem acesso a uma grande variedade de brinquedos e espaços lúdicos que propicia um espaço aberto para sua ressignificação, sendo assim ela se torna um espaço de concretização do