brinquedoteca
Este trabalho visa refletir o uso da brinquedoteca na escola, como atividade complementar no processo ensino e de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor. A criança que brinca pode transpor ao mundo dos adultos, pela via da experimentação e do que esta propicia na representação do mundo. O espaço da instituição nesse sentido dever ser um espaço de vida e interação, aos materiais oferecidos onde auxiliam na construção da aprendizagem. As atividades desenvolvidas na escola e recursos didáticos utilizados pelo professor devem ir além da sala de aula e propiciar a valorização do educar.
Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar, apesar de sua prática restritiva nos espaços escolares, os educadores de uma forma em geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial no espaço educacional no cumprimento do direito à infância e com a educação de qualidade. No entanto, verifica-se então o uso das atividades lúdicas de forma diretiva e predeterminada como complementação ou reforço de conteúdos da prática pedagógica, e desconsideram a autonomia na escolha, história, a experiência e a cultura de cada educando no brincar.
Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis.
Esta pesquisa objetiva situações que desenvolvam aprendizagem significativa como um grande desafio da atualidade: a brinquedoteca, pois esta favorece alternativas que contribuem a integração, o lúdico, os brinquedos, as brincadeiras de faz de conta, música, teatro entre