brinquedoteca
PEDAGOGIA
JANE APARECIDA PASQUALI
BRINQUEDOTECA
Cidade
CAÇADOR
2013
JANE APARECIDA PASQUALI
BRINQUEDOTECA
Trabalho interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Organização do trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa;Fundamentos da Gestão Educacional;Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação.
Professores:Alexandre Vilas Boas; Edilaine Vagulha;Marlizete Steinle;Raquel Franco;Rosely Montagnini;Vilze Vidotti.
CAÇADOR
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho caracteriza-se com o propósito de verificar a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens. Considera-se a Brinquedoteca no âmbito educacional, como um espaço voltado às brincadeiras, com função lúdica não diretiva e interventiva na ação docente, e possibilidades de vivenciar experiências para desenvolver as potencialidades do educando. Sendo assim, concluímos que a Brinquedoteca por fazer parte da práxis pedagógica do docente, valoriza a espontaneidade da criança. O professor deve aproveitar destes momentos para observar, conhecer e até mesmo avaliar o educando, significativamente, no intuito de favorecer a formação do aluno.
BRINQUEDOTECA
A Brinquedoteca deve destinar-se à formação e construção da cultura lúdica, com inclusão de pessoas de todas as idades, gêneros e classe social e disposição ao brincar/aprender, de forma livre e prazerosa, com o manuseio de brinquedos, porém sob a supervisão ou mediação de um especialista, como o "brinquedista" ou o docente que conheça a essencia e a função lúdica deste espaço.
A Brinquedoteca deve ser entendida como um local que propicia a construção e reelaboração de aprendizagens, no qual brincar e