Brincando nas ruas
1. IDENTIFICAÇÃO:
Nome do Projeto: Brincando na Rua
Entidade proponente: Secretaria Municipal da Educação e do Desporto- Superintendência de Esporte e lazer.
Endereço:Rua General Neto 860, Centro Pelotas RS
CNPJ: 87.455.531-0001/57
Superintendente: Sergio Ferreira Pereira
2. INTRODUÇÃO
A Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto (SMED) busca desenvolver ações recreativas, pedagógicas, afetivas e de lazer nos bairros de Pelotas. Estas com o intuito de motivar à prática de atividades recreativas, com representação significativa de impacto na comunidade ao ponto de impressionar e conduzir os participantes ao vivenciar o lúdico nas dinâmicas estendendo este para seu cotidiano.
Portanto cria-se o projeto Brincando na Rua, o qual consiste em levar à comunidade um micro ônibus equipado de propostas lúdicas, oficinas, brincadeiras, mini-jogos e monitores preparados para desenvolver as atividades contempladas ao longo do projeto, com crianças e adolescentes. O projeto seguirá um cronograma de atendimento, dentro de um planejamento anual. Assim, será montado um calendário podendo ser alterado se houver necessidade.
3. CONTEXTUALIZAÇÃO
Brincar é uma atividade universal que ocorre na vida de todos os mamíferos, como característica marcante da infância. Pesquisadores de várias áreas têm se ocupado do estudo da brincadeira, por acreditar que esta tem uma importância significativa na vida da espécie e por ser uma atividade observada com muita freqüência em seres humanos. Várias áreas do conhecimento, como Psicologia, Etologia, Pedagogia, Lingüística, Antropologia etc., Cada uma com seu enfoque, têm buscado explicações sobre o porquê e como as crianças brincam (Freud, 1908/1969; Piaget, 1945/1971; Vygotsky, 1984). Brincando, a criança tem acesso à sua cultura e às de outras civilizações e sociedades, exercita o faz-de-conta, recria situações do cotidiano, projeta sua vida afetiva, expressa