Brigada de incêndio
A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas. Tem por objetivo auxiliar a empresa na proteção contra incêndio, sendo que sua ação é vital nos primeiros 5 minutos de combate e extinção do fogo, antecedendo a ação do Corpo de Bombeiros.
2 ORGANIZAÇÃO DA BRIGADA
1 2.1 O BRIGADISTA E SUAS FUNÇÕES
Os brigadistas devem ser pessoas da própria empresa, gozar de boa saúde, boa condição física e conhecer as instalações. Deve ser treinado para ser capaz de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio. O treinamento é requisito indispensável para que seja aprovado laudos de vistoria do Corpo de Bombeiros e deve ter periodicidade anual. A brigada de incêndio também é composta por: líder (responsável pela coordenação e execução das ações de emergência em sua área de atuação), chefe da brigada (responsável por uma edificação com mais de um pavimento/compartimento) e coordenador geral (responsável geral por todas as edificações que compõem uma planta), todos escolhidos dentre os brigadistas aprovados. Os critérios básicos para seleção de candidatos a brigadista são os seguintes: • Permanecer na edificação; • Preferencialmente possuir experiência anterior como brigadista; • Possuir boa condição física e boa saúde; • Possuir bom conhecimento das instalações; • Ter responsabilidade legal; • Ser alfabetizado.
As atribuições da brigada de incêndio são basicamente as ações de prevenção que consiste em: Avaliação dos riscos existentes; Inspeção geral dos