Brigada de Incendio
E
COMBATE A INCÊNDIOS
ÍNDICE
Capítulo I
1- Apresentação e objetivo
2- Histórico
3- Prevenção de incêndios
4- Causas e riscos de incêndios
Capítulo II
5- Fogo
6- Triângulo do Fogo
7- Pontos de Fulgor, Combustão e Ignição
8- Formas de transmissão de calor
Capitulo III
9- Método de extinção de Incêndio
10- Classes de Incêndio
11- Agentes extintores
12- Limitações dos agentes extintores
13- Localização, distribuição, manutenção e inspeção dos extintores
CAPÍTULO I
1- APRESENTAÇÃO E OBJETIVO
Esta apostila contém informações teóricas básicas para o estudo da prevenção e combate a incêndios com técnicas prevencionistas e de manuseio de extintores portáteis de incêndio.
A prevenção de incêndio está intimamente ligada a prevenção de acidentes, uma vez que o incêndio é um acidente em progressão. O fogo iniciado em uma vez que o incêndio é um acidente em progressão. O fogo iniciado em uma determinada área, se não for imediatamente controlado e extinto, poderá tomar proporções de calamidade, destruindo bens materiais e até vidas humanas.
A prevenção de incêndios compreende uma série de cuidados e providências que devem ser adotadas e desenvolvidas no sentido de evitar as consequências danosas do fogo, ou de, pelo menos, impedir que as chamas se propaguem.
Isto se consegue mediante:
Panejamento preventivo
Boas instalações protetoras; e
Pessoal Habilitado.
1.1 OBJETIVO
Treinamento específico capaz de proporcionar iniciativa rápida e eficaz, e de debelar sumariamente nos primeiros segundos, princípios de incêndios. Este é o nosso objetivo base e primordial.
2- HISTÓRICO DO FOGO
Nos primórdios da civilização o fogo gerava medo e pavor. O primeiro homem a utilizar o fogo foi o homo Erectus, que viveu na China e em Java, que protegia sua caverna e cozinhava, há cerca de um milhão de anos passados.
Na idade média, classificavam-no como elemento