brigada de incendio
Relatório – Brigada de Incêndio
Relatório referente às aulas teóricas – praticas sobre brigada de incêndio. As aulas foram ministradas pelo professor Jair Santos, nas mesmas os alunos (técnicos) tiveram um grande conhecimento em relação ao conteúdo. O mesmo será aqui relatado. Bom, pra falar sobre brigada de incêndio algumas exigências devem ser atendidas, a primeira é conceituar o assunto, brigada de incêndio são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral, estão treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. A brigada precisa ser eficaz, eficiente e ágil, a mesma é composta por coordenador geral, chefe da brigada, líder e brigadistas.
A brigada de incêndio possui dois tipos de ações: as de prevenção e as de emergências como se pode notar uma “evita” que a outra venha acontecer.
Durante o treinamento os alunos tiveram conhecimento pratico sobre ponto de fulgor e ponto de ignição. O ponto de fulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida, é freqüentemente usado como uma característica descritiva de líquidos combustíveis. Já o ponto de ignição é a temperatura mínima em que ocorre a combustão.
Ao longo do treinamento podemos conhecer e aprender a manusear a mangueira utilizada no combate a incêndios e alguns critérios podem ser observados, como por exemplo: deve-se evitar arrastar a mangueira, evitar também o contato direto da mangueira como o fogo. Durante a utilização a mangueira não deve ser dobrada para não dificultar a passagem da água. Deve ser guardadas em locais secos, tem uma técnica para enrolar e desenrolar a mesma e no combate o melhor jeito de utilizá-la é encima do ombro do líder do combate e embaixo do braço dos demais brigadistas. Também existe uma técnica para troca de líder do combate,