BRIGADA CONTRA INCÊNDIO
Um capacete, ou casco, é um objeto que serve para proteger a cabeça principalmente contra impactos externos. Existem capacetes para várias aplicações, variando quanto à segurança oferecida. Via de regra, fabricantes de capacetes que utilizam padrões de qualidade aceitos internacionalmente, tem como matéria prima básica o Polietileno de Alta Densidade na fabricação dos cascos.
Ao longo dos dias, os empregados têm dado várias desculpas para não usar o capacete de segurança:
- Ele é muito pesado!- Ele me dá dor de cabeça!- Ele machuca meu pescoço!- Ele é muito frio, para ser usado!- Ele é muito quente, para se usado!- Ele não me deixa ouvir direito!- Ele não me deixa enxergar direito!- Ele me faz ficar careca!
Ao longo dos anos, a consciência tem melhorado, embora muitos ainda relutem em aceitar este EPI como parte integrante do seu dia-a-dia como um instrumento importante de trabalho. Imagine uma enxada, um machado ou outra ferramenta desprendendo acidentalmente do cabo e atingindo seu colega. Pode ser na cabeça, como também pode ser em qualquer outra parte do corpo. Imagine ser atingido por peças móveis.
Você nunca saberá que tipo de objeto poderá surpreendê-lo, vindo em direção ao crânio. Portanto, proteja-se usando o seu capacete e cuide da sua conservação, não o arremessando ao chão, mantendo-o limpo e em perfeitas condições de uso.
A norma diz que o acidente é um evento inesperado não programado. Então como se proteger daquilo que não se espera, que você não sabe quando e se vai acontecer? É simples a resposta, pois é quase única, você estando em uma condição mínima de risco, deve se proteger em todo momento, da melhor forma possível e da forma que a norma nos orienta a se proteger. A escolha está em nossas mãos, cabe a nós fazermos a nossa parte e preservar a nossa saúde e a vida, para dar continuidade em nossa própria evolução profissional, mental, espiritual, realização de sonhos pessoais, em fim, tudo que a vida nos permite desfrutar.