Briefing
O PRIMEIRO PASSO
PARA O SUCESSO
• O briefing ocorre todas as vezes que uma informação passa de um ponto para outro e o propósito de organizá-lo corretamente é o de assegurar a passagem da informação certa – da pessoa certa para a pessoa certa – na hora certa, da maneira certa com o custo certo.
• O sucesso ou fracasso dessa operação depende, é claro, de saber o que é certo no contexto, pois o que é certo para uma situação pode não ser certo para outra.
• Por essa razão, este guia trata da validade prática de se estabelecer um critério de trabalho para permitir a escolha da decisão correta.
• Ela se concentra na propaganda, mas os mesmos princípios se aplicam para a promoção ou outras áreas de comunicação de marketing.
1. Qual informação é necessária?
2. como encontrá-la?
3. quem deve ser envolvido?
É normalmente aceito que a propaganda deve ser planejada para se atingir objetivos claros e bem definidos.
Assim, o processo de planejamento total tem como meta chegar a conclusões sobre:
quem estamos tentando influenciar? como queremos influenciá-los? quando? A que custo?
ÁREAS DE MARKETING
a) Tornar acessíveis para a área de propaganda todas as informações relevantes sobre seus produtos e mercados.
b) Ajudar a área de propaganda a formular objetivos de propaganda adequados aos objetivos de marketing e de rentabilidade do produto/empresa.
c) Aprovar os objetivos, planos e custos preparados pela área de propaganda, bem como tomar – nos casos necessários – a decisão final sobre planejamento estratégico. Áreas de marketing
c) Assegurar que as ações de propaganda sejam uma contribuição favorável ao plano de marketing.
d) Obter das áreas de marketing as necessárias informações relevantes para a formulação dos objetivos de propaganda. Conseguir informações adicionais de fontes externas (agência, institutos de pesquisa, dados publicados)
e) Formular objetivos de propaganda compatíveis às verbas, custos e retornos previsíveis,