Briefing e roteiros direção x celular
DADOIS INICIAIS:
Nome/Cliente – Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS)
Título da Campanha – No trânsito, falta de atenção mata. Telefone e direção não combinam.
Informações do Cliente - O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) foi criado como do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos em suas jurisdições. Suas atribuições: determinação das normas para formação e fiscalização de condutores, avaliação da capacidade física e psicológica dos candidatos à obtenção da CNH, credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas e o credenciamento de Despachante de Trânsito para a área de documentação de veículos.
Tipo de Campanha – Conscientização/Utilidade Pública Descrição – Promover campanha de conscientização sobre o uso do celular ao volante, cujo objetivo seja orientar e alertar sobre os perigos do uso indevido dos celulares durante a condução de um veículo.
Histórico -
Números do Trânsito: 1,8 pessoas para cada veículo no RS;
Mortos no transito: 18,7 mil pessoas mortas no trânsito do RS a cada 100 mil habitantes;
75,6% crescimento da frota veicular nos últimos 10 anos;
Em 2015 formaram-se no RS63,3 mil novos condutores;
Em 2015 foram registradas 1.438,457 infrações de transito no RS.
Tratando-se de dados de infrações de trânsito e acidentes, o uso indevido do celular ao volante também se caracteriza um agravante. Segundo o G1, falar ao celular ou mandar mensagens reduz a atenção do condutor até 400%. No Brasil, um infrator que conversa ao celular pode ser multado em R$ 85,13 e somar 4 pontos na Carteira. Não há dados nacionais sobre o uso do celular ao volante. Atualmente, o país contabiliza 212,6 milhões de pessoas com acesso à telefonia móvel.
Vantagens – Promover positivamente o Detran, como órgão preocupado com o bem-estar público;
Desvantagens – Não é percebido desvantagens.
Local – Rio Grande do Sul
Concorrentes – Neste caso não há concorrentes, apenas