Breve trabalho sobre Geopolítica
Introdução 1
Desenvolvimento 2
Considerações Finais 3
Bibliografia 4
1- INTRODUÇÃO
Geopolítica é o ramo da ciência política que estuda as influências geográficas sobre as relações de poder na política internacional.
O termo, criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, apareceu em 1899, numa de suas preleções universitárias, e popularizou-se depois da publicação de sua obra "Staten som Lifsform" (1916; O estado com ser vivo).
As ideias geopolíticas têm raízes em Platão e Aristóteles e, principalmente, em Friedrich Ratzel.
2- DESENVOLVIMENTO
Marx fez uma crítica radical ao idealismo hegeliano, na qual afirma que Hegel inverte a relação entre o que é determinante e o que é determinado. A filosofia idealista seria, assim, uma grande mistificação que pretende entender o mundo real, concreto, como manifestação de uma razão absoluta.
Marx procurou compreender a história real dos seres humanos em sociedade a partir das condições materiais nas quais eles vivem. Essa visão da história foi chamada de materialismo histórico. Para Marx não existe o indivíduo formado fora das relações sociais, como o querem Hegel, Feuerbach, Schopenhauer, Kierkegaard e outros tantos. Para ele “A essência humana é o conjunto das relações sociais”, o que significa que as formas como os indivíduos se comportam, agem, sentem, e pensam vincula-se à forma como se dão as relações sociais. Essas relações sociais, por seu lado, são determinadas pela forma de produção da vida material, ou seja, pela maneira como os seres humanos trabalham e produzem os meios necessários para a sustentação material das sociedades.
Ao falar da produção material da vida, Marx não se refere apenas à produção das inúmeras coisas necessárias à manutenção físicas dos indivíduos, considera o fato de que, ao produzirem todas essas coisas, os seres humanos constroem a si mesmos como indivíduos. Marx reconhece o trabalho como atividade fundamental do ser humano e