Breve intro
Revolução industrial. A partir de 1760, meados de 1824, iniciou-se a chamada revolução industrial. O berço desta mudança foi a Inglaterra; Experimentações científicas.
Nesta época, psicólogos experimentais estavam interessados em aplicar novos princípios de psicologia para resolver problemas nas fabricas. Os primeiros trabalhos concentravam-se em questões de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional. Surgia a psicologia industrial.
Hugo Münsterberg
A psicologia do polonês Munstreberg:
1- O melhor homem
2- O melhor trabalho
3- O melhor resultado.
No trabalho a psicologia da época se apoiava em dois aspectos fundamentais:
1- Analise e adaptação do trabalho ao trabalhador
2- Analise e adaptação do trabalhador ao trabalho.
Frederick Winslow Taylor
O norte-americano Taylor (1856-1915) é considerado o pai da administração cientifica. Analisava o trabalho para que cada tarefa fosse otimizada. Selecionava os funcionários de acordo com as características relacionadas a determinada função.
Frank e Lilian Gilbreth Frank (1868-1924) e Lilian Gilbreth (1878-1972) Eram norte americanos. Aperfeiçoaram a idéia de Taylor. O estudo do tempo e movimento proporcionou uma maneira mais eficiente de trabalho.
A primeira guerra mundial.
Durante a primeira guerra mundial (1914-1918), houve grande reconhecimento da psicologia organizacional. Psicólogos investigavam a motivação dos soldados, a moral e problemas psicológicos decorrentes da incapacidade física e de disciplina.
Neste período, os psicólogos desenvolveram uma serie de testes de inteligência geral e pesquisas sobre a melhor colocação para os soldados alistados, sempre de acordo com suas capacidades.
Segunda Guerra mundial (1939-1945)
Neste período a psicologia organizacional obteve grande desenvolvimento. Fosse na organização de tropas para o front de guerra, nas fabricas que produziam material bélico, psicólogos desta área eram profissionais muito requisitados. A eficiência provada pela