Breve Histórico de Educação Incusiva no Brasil

497 palavras 2 páginas
Universidade Estadual da Bahia – UNEB
Departamento de Educação – DEPED – Campus 1 – I semestre – Pedagogia
Educação Inclusiva Delane de Lima da Silva

Gonçalves Mendes, Enicéia, “Breve histórico da educação especial no Brasil”

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão.
Diante disso, a visão histórica da educação inclusiva no Brasil até a contemporaneidade, e os avanços sociais, pedagógicos e tecnológicos que vêm ampliando esse cenário, mais especificamente analisando a educação especial, apontando questões ligadas à inclusão social e escolar das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
Analisando o período histórico da educação inclusiva no Brasil, nos séculos anteriores, é possível notar que se evidenciam teorias e práticas sociais de discriminação, promovendo infinitas situações de exclusão. Essa época foi caracterizada pela ignorância e rejeição do indivíduo deficiente: a família, a escola e a sociedade condenavam esse público de uma forma extremamente preconceituosa, de

Relacionados

  • ARACELI LIDIANE
    778 palavras | 4 páginas
  • Sentir pensar e agir
    4510 palavras | 19 páginas
  • A importância do hebraico
    31231 palavras | 125 páginas