Resenha do livro coração das trevas
Joseph Conrad
Coração das Trevas - romance de Joseph Conrad - conta à história que se passa no começo do século XX, onde o marinheiro Charles Marlow narra sua viagem a bordo de um barco a vapor ao longo do Rio Congo em busca do desconhecido.
Charles Marlow sai de sua “bolha” civilizatória e encontra-se sozinho nesse novo mundo, entrando no coração sombrio da selva africana. Um dos objetivos da viagem era levar civilização àquele ambiente “tenebroso”, assim como a Inglaterra já passou por esse processo; antes fora uma terra tenebrosa e posteriormente iluminada pelo processo civilizador. Outro objetivo era trazer Kurtz de volta, funcionário de uma importante empresa francesa de Marfim assim como Marlow, cujos métodos desagradavam à companhia que o contratou, ele havia sucumbido “as trevas” da selva africana e viu ali no meio dos selvagens uma oportunidade para construir um império só seu.
Marlow fica impressionado, tomado pelo fascínio e medo por esse mundo misterioso, selvagem e assustador. Nesse novo mundo, Marlow descreve a obscura sensação de tocar o desconhecido, ele demonstra que o continente africano não é apenas outro lugar, um lugar distante e desconhecido, e sim um lugar completamente à parte de qualquer conhecimento ou experiência que o homem branco já presenciou. Sua história contada aos ricos viajantes de um barco a vapor traz um relato das experiências que o próprio autor do livro presenciou, é o conto do mundo desconhecido pelo homem civilizado. É relatado o terror que todo processo civilizatório representa aos povos conquistados, o estranhamento cultural e territorial que o ato de colonizar precisa enfrentar. O terror atua tanto por parte do povo natural quanto por parte dos que invadem esse mundo misterioso. Obrigado a lutar, a resistir e também atacar como forma de resistência.
Kurtz, enlouquecido no meio da selva, convencido de conquista-la, encanta a todos por meio de seu carisma, devido a sua habilidade linguística,