Breve História da Escrita
Meios de Impressão e Processos
Gráficos
Prof. José Ricardo
2014
Escrita Pictográfica
Refere-se aos desenhos encontrados nas paredes de algumas cavernas. São imagens registradas pelos homens pré-históricos e sua função era a de comunicar algo.
Era uma tentativa de escrita, porém muito simples. Quando o homem desenhava um boi, queria dizer boi; quando desenhava um jarro, queria dizer jarro.
Escrita Ideográfica
É uma evolução da escrita pictográfica. Surge da necessidade de uma complexidade maior na mensagem. Agora, a imagem de um boi pode representar uma boiada, a carne. A imagem do sol pode representar dia, luz, calor.
Escrita Ideográfica
Com o avanço da escrita, as representações foram se simplificando cada vez mais. Os traços ficaram menos complexos. Escrita Cuneiforme
Os Babilônios tiveram a primeira escrita bem decodificada. Utilizavam lajotas de barro mole, onde escreviam com pequenos bastões de madeira ou ferro. Com a dificuldade de fazer linhas curvas na argila, passaram a fazer marcas calcadas, utilizando uma cunha. Cada conjunto de marcas significava uma palavra.
Hieróglifos
Os Egípcios criaram uma escrita que podia ser gravada nas pedras. Cada figura da escrita egípcia representava uma palavra.
Mais tarde, os Egípcios criaram o papiro, que tornou a escrita mais rápida e permitiu a simplificação dos hieróglifos, dando origem às escritas hierática e demótica.
No Egito, a atividade de escrever tinha certo prestígio.
Havia inclusive os escribas, profissionais treinados para essa função.
Escrita Fonética
Os egípcios chegaram a inventar uma escrita onde cada som tinha um símbolo ou letra. No entanto, os Fenícios é que adaptaram o alfabeto fonético egípcio à língua fenícia e criaram o alfabeto de 24 letras.
Os Fenícios eram comerciantes, viajantes e navegadores. Portanto, seu alfabeto foi espalhado por diversos lugares. De fato, todos
os