Breve historia dos anfibios
(http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_01.php)
1. Os anfíbios, muitos dos quais enormes (mais de 4 metros), sofreram uma radiação adaptativa que continuou através do Permiano, porém sua grande maioria se extinguiu no final daquele período. 2. Os primeiros répteis, os protorotirídeos, evoluíram de um antigo estoque de anfíbios, os diadectiamorfos.
Os anfíbios foram os primeiros seres vertebrados a conquistar a terra firme, pois todas as outras formas de vida dependiam do meio aquático para sobrevivência. De acordo com evidências de fósseis encontrados há 400 milhões de anos (Período Devoniano), os anfíbios evoluíram a partir dos peixes.
Foram cinco as espécies de peixes (Crossopterygians) que deram origem aos anfíbios.
Inicialmente, os anfíbios eram bastante diferentes de como os conhecemos hoje: a espécie só adquiriu a forma atual há 250 milhões de anos. O recorde de idade da existência dos anfíbios é decorrente do registro de pegadas encontradas no sul do Brasil. O fóssil mais antigo de um anfíbio com a forma atual das rãs (ou sapos), conhecido como Triadobatrachus, foi encontrado em Madagascar, em uma decomposição de sedimentos datada do Período Triásico (220-230 milhões de anos atrás).
O úmido e quente período Devoniano, de 400 milhões de anos atrás, transformou muitos lagos em pântanos pobres em oxigênio, sufocando as plantas. Uma ordem de peixes ósseos chamada Ripidístia desenvolveu traços que incluíam pulmões e barbatanas musculares apoiadas em ossos, que se adaptavam bem a esses habitats lamacentos. Nadando junto a superfície , os gêneros da ordem Ripidístia, como o Eusthenopteron, conseguiam subir acima da superfície da água para absorver ar. Gradualmente, talvez atraído pelas presas de terra firme ou impulsionado pela seca, o Eusthenopteron aprendeu a se deslocar desajeitadamente para a terra, ou para poças de água vizinhas. Acredita-se que o primeiro anfíbio conhecido, o predador chamado