Breve Hist Rico Da Micologia E Fungos Referidos Para Mato Grosso Brasil

2851 palavras 12 páginas
15
BREVE HISTÓRICO DA MICOLOGIA E FUNGOS REFERIDOS
PARA MATO GROSSO – BRASIL
Rodolfo José de Campos Curvo, Prof. MSc CEFETMT
RESUMO
Nos tempos atuais, os estudos da biodiversidade brasileira são cruciais, tendo em vista os grandes impactos que são ocasionados pela ação antrópica nos ecossistemas naturais. A perda dessa biodiversidade leva há prejuízos irreparáveis de interesse cultural, social e econômico, já que ocasiona a extinção de espécies potencialmente importantes para os seres humanos e para sustentabilidade ambiental. Muitas espécies são extintas sem ao menos serem conhecidas. A relevância do presente trabalho no meio científico deve-se ao fato de fornecer dados àqueles que se interessam pelo estudo dos Fungos do Brasil, em especial de Mato
Grosso. Apresenta ainda uma breve história da micologia, a utilização dos fungos por algumas tribos de índios mato-grossenses, os principais coletores no Estado de Mato Grosso e, finalmente, vasta bibliografia especializada para consulta. Acreditamos estar contribuindo para a divulgação da micota regional e fornecendo importante referencial para estudos taxonômicos e da biodiversidade.

Palavras-chave: micologia, fungos, taxonomia, táxons.
INTRODUÇÃO
A Micologia é um ramo especializado da Biologia que se preocupa em estudar os Fungos.
Etimologicamente, os povos têm sido considerados pelos micologistas modernos como distribuídos em duas categorias distintas: povos micófilos e não micófilos. Ou seja, aqueles que inserem ou não o uso dos fungos na sua cultura, em suas crenças, medicina e alimentação. Existem ainda aqueles que não têm interesse e possuem aversão pelos fungos (FIDALGO, 1968).
A MICOLOGIA NAS TRIBOS BRASILEIRAS
As antigas civilizações do Novo Mundo podem ser classificadas, de um modo geral, como não micófilas, apresentando como exceção os primitivos povos do México, para os quais, segundo
Hein apud Fidalgo (1968), os fungos tinham um significado todo especial “permitindo-lhes, até mesmo falar com os deuses”.

Relacionados

  • ArticuloSitientibus
    55874 palavras | 224 páginas
  • plantas fungos vol1
    523561 palavras | 2095 páginas