Breve descricoes sobre os processos grupais
“O ser humano é simultaneamente um ser sociável e um ser socializado, sendo assim, entendemos com isso que ele é, ao mesmo tempo, um sujeito que aspira se comunicar com os seus pares e, também, membro de uma sociedade que o forma e o controla, quer ele queira ou não.”
Alexandre M.
Sabemos que o ser humano faz parte da sociedade, e ao mesmo tempo, em que está interagindo e modificando-a, assim como ele também é modificado. E as primeiras relações sociais, em que os indivíduos interagem é o grupo familiar, no qual ele aprende a se comunicar. Nele, está composto “o alicerce da origem social estabelecida, o lugar onde acontece o princípio da socialização, quando surge a primeira forma de hierarquia social, a primeira divisão de trabalho”.
Durante nossa vida, participamos de vários grupos sociais, nos quais desempenharam tarefas, relações, mudanças, normas. O indivíduo, na sua relação com o ambiente social, interioriza o mundo como realidade concreta, subjetiva, na medida em que é pertinente ao indivíduo em questão, e que por sua vez se exterioriza em seus comportamentos.
Concebe-se como grupo social um conjunto de pessoas juntas num processo que objetiva a realização de algo. Para a realização desse algo, desse objetivo, é preciso regras que coordenem essas pessoas permitindo que possam chegar ao objetivo final. A relação existente entre essas pessoas (processo grupal) vai ser bem ou mal sucedida de pendendo de como elas lidam com o poder e as delegações; participar de grupos é fazer parte de um processo evolutivo individual, aprendendo entre outras coisas a desempenhar os diferentes papais que se adequa melhor a cada condição momentânea de grupo (pai, filho, estudante,