Brennataline
699 palavras
3 páginas
Brenna Taline LarguraCEDUP – Centro de Educação Profissional de Timbó
Curso Técnico em Administração
Disciplina – Redação
09/12/2012
1 RESUMO DA OBRA 1.1 Introdução ao tema
Segundo o dicionário a palavra dignidade significa ações corretas que são baseadas na justiça e nos direitos humanos . Já segundo o pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant, não se pode atribuir valor ao homem e deve ser considerado como um fim em si mesmo e em função de sua autonomia como ser racial.
1.2 Resumo
Cada vez que se fala em dignidade hoje em dia, atribui Kant a sua concepção original. O seu primeiro pensamento foi o de que não se pode atribuir valor ao homem e que ele deve ser considerado como um fim em si mesmo e em função de sua autonomia enquanto ser racional.
Segundo ALEXANDRE DOS SANTOS CUNHA:
Para Kant, a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço, ou seja, não é passível de ser substituído por um equivalente. Dessa forma, a dignidade é uma qualidade inerente aos seres humanos enquanto entes morais: na medida em que exercem de forma autônoma a sua razão prática, os seres humanos constroem distintas personalidades humanas, cada uma delas absolutamente individual e insubstituível. Consequentemente, a dignidade é totalmente inseparável da autonomia para o exercício da razão prática, e é por esse motivo que apenas os seres humanos revestem-se da dignidade.
Um dos grandes legados do pensamento de Kant para os direitos humanos é a igualdade na atribuição da dignidade.
Segundo MARIA GARCIA, pensamentos Kantianos a cerca do universo moral do ser humano servem de confirmação da necessidade de que todas as pessoas sejam tratadas com igualdade:
A dignidade humana é, para Günther Dürig – e aqui começam as controvérsias – a suprema grandeza da relação constitucional, no sentido de um ordenamento de valores. Essa colocação deriva, segundo Dürig, da dupla consideração de que existem ‘valores objetivos’ (cognoscíveis e co-divisíveis) e que a