brendam e o segredo de kells
607 palavras
3 páginas
Este trabalho de historia, é sobre a animação Brendan e o Segredo de Kells , onde conta a historia de um garoto, que vive em um mosteiro, de monges copistas , onde ele ajuda o seu tio e outros monges. Brendan e incumbido de terminar um livro repleto de iluminuras, e também no decorrer do filme, ocorre a invasão do povo viking. Este trabalho ira relacionar o filme, com o que aconteceu na sociedade medieval ocidental. Antigamente existiam gigantescas bibliotecas, onde a maior parte dos livros eram controlados pela igreja, a maior parte dos livros eram manuscritos, e nos mosteiros também haviam grandes bibliotecas, com uma grande riqueza de conteúdos. Estes eram em geral, os monges que copiavam, eram os monges copistas que, em certas salas, que se encarregavam de copiar obras antigas, e eles faziam isso com belíssimas e ricas iluminuras. Eles aprendiam esse oficio, desde muito pequenos, para poder seguir nesse caminho, e um dia se tornar um bom monge copista, o qual se fosse bom conseguia fazer em torno de uma pagina por dia.
As iluminuras, na realidade eram ilustrações coloridas e letras ricamente ornamentadas com vários motivos, que iam da inspiração floral a inspiração mítico religiosa, das flores e estrelas aos pássaros, monstros e outras criaturas. Iluminura não se refere nem ao livro nem ao conteúdo de seu texto, apenas se aplica as ilustrações que sublinhavam a mensagem do texto, entre uma grande variedade de pigmentos, o ouro e a prata eram os que mais apareciam, pois expostas á luz, parecem brilhar ao refletiram o sol.
A produção de iluminas estendeu-se por vários séculos, compreendendo o período inicial, intermediário e o final (paleo-cristão, românico-gótico, renascentista). Uns e outros refletem as crenças,os gostos e as tendências artísticas dessas épocas.
Podemos ver bem claramente esses aspectos na animação, onde Brendan é ensinado desde pequeno esse oficio, no mosteiro de seu tio, nesse mosteiro são feitas copias de livros, mas ao mesmo tempo