Braskem Governan a Corporativa
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Educadora: Thaísa Reis Educando(a): Edicson Costa
Data: 05/12/2013
Braskem
A prática de governança corporativa da Braskem está alicerçada no tripé: ética, transparência e respeito para com os clientes, integrantes, acionistas, fornecedores e todos os outros públicos com que a empresa se relaciona.
Empresa de capital aberto, com atuação no mercado internacional, a Braskem possui ações listadas nas bolsas de valores de São Paulo (BMF&FBOVESPA), Nova York (NYSE) e no Latibex, seção latino-americana da Bolsa de Madri. Na BMF&Bovespa, a Braskem está listada no Nível 1 de Governança Corporativa e faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde a criação dessa carteira diferenciada de ações, em 2005.
Princípios da governança corporativa na Braskem
Integridade: Garantir que a integridade ética permeie todos os sistemas de governança nas relações internas e externas da empresa.
Transparência: Ser transparente nas informações prestadas, indo além daquelas mínimas obrigatórias, promovendo, por conseguinte, uma comunicação espontânea, franca, precisa e rápida.
Igualdade: Dar tratamento justo e equânime às partes interessadas (Stakeholders).
Perenidade: Garantir que os agentes de governança zelem pela perenidade da empresa, incorporando visão mais ampla da estratégia empresarial, considerando os princípios do desenvolvimento sustentável.
Responsabilidade: Exigir que os agentes de governança (Administradores, Conselheiros Fiscais e Auditores) respondam integralmente a quem os elegeu pelos seus atos no exercício de seus mandatos.
Ética: Agir em conformidade às normas reguladoras, sejam elas legais, estatutárias ou regimentais.
Modelo de Governança Corporativa da Braskem
O modelo de governança da Braskem é composto por Conselho de Administração, três Comitês Permanentes de Apoio ao Conselho de Administração (Comitê de Finanças e Investimentos;