brasileira
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOWSIZING
Salvador - Bahia
2012.2
Teoria Geral da Administração
DowsizingTrabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de TGA I, no
Curso de Administração, na Faculdade Batista Brasileira.FBB/BA
2012.2
Sumário
1. Introdução
2. A Antropologia Brasileira em Formação
3. Primórdios da Antropologia Brasileira
4. A Antropologia como Ciência Positivista
5. ‘’Pais’’ daAntropologia Brasileira
6. Gilberto Freire e a Democracia Racial Brasileira
7. Sergio Buarque de Holanda e o Homem Cordial
8. A Antropologia na Academia
9. Temas da Antropologia Brasileira
10.Abordagens Teóricas
11. Bibliografia
1. Introdução
A definição da Antropologia é dada como o estudo do homem ou lógica do homem as duas formas de tradução dão ideiasdiferentes do estudo, uma ligada ao lado das ciências humanas e outra que remete ao lado mais filosófico do estudo.
Na antropologia é necessário que se tenha um olhar sobre todo e qualquerpovo respeitando suas peculiaridades, isto obriga que o estudioso se afaste de sua própria cultura para poder observar as demais, supere seus preconceitos e sua própria cultura. São grandes as dificuldades a seremenfrentadas no processo antropológico. Logo, a antropologia nasce do campo filosófico, em seguida, com a chegada da teoria da evolução, passa a ser uma ciência com maior integração principalmente aocampo biológico.
A antropologia brasileira pode ser considerada um estudo em formação, pois não existe nela conteúdo com estilo próprio do meio, com uma metodologia aplicada, na verdade temos umacervo de teorias que pessoas ou grupos se orientam de diversas fontes de pesquisa, com estilo brasileiros, próprios de escolas antropológicas de outros países e de outros períodos