Brasil e América do sul: Localização
Com uma área de 8 514 876 Km², o Brasil ocupa a maior parte da América do Sul, no Continente Americano, onde faz divisa com t Todos os países com exceção do Equador e do Chile. A maior parte de suas terras estão na região tropical (entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio), com uma pequena parte no hemisfério norte. É cortado pela linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, onde ao sul dessa linha ocorre uma sutil perda da tropicalidade e o país adquire características climáticas e fisiográficas de regiões subtropicais. localização do territorio brasileiro
No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis. Vejamos:
a) Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
b) Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é possível de ser habitada,