Brasil império
Carolina Moraes
Brasil Império
Segundo Reinado Início Inicia-se com a declaração da maioridade de D. Pedro II, em 23 de julho de 1840. o jovem imperador tinha apenas quatorze anos de idade e só conseguiu ocupar o posto máximo do poder executivo nacional graças a um bem arquitetado golpe promovido pelos grupos políticos liberais. Antes do regime monárquico, o período regencial foi caracterizado por políticas conservadoras e autoritárias que desencadeou diversas revoltas no Brasil. Neste novo período, o país foi pacificado e só uma rebelião aconteceu durante todo o período, a revolução praiera.
Tráfico negreiro O tráfico negreiro era combatido sistematicamente por grandes potências, como a Inglaterra, que buscava ampliar seus mercados consumidores aqui no Brasil. A partir da segunda metade do século XIX, movimentos abolicionistas e republicanos ensaiavam discursos e textos favoráveis a uma economia mais dinâmica e um regime político moderno e inspirado pela onda republicana liberal.
Conservadores e liberais E então organizaram-se em dois partidos políticos, o liberal e o conservador. Os dois partidos políticos disputavam o poder através de eleições legislativas e através de um processo eleitoral bastante fraudulento e violento, tentavam conquistar maioria no Parlamento e influenciar as decisões governamentais na medida que seus membros fossem nomeados para formar os gabinetes ministeriais. Os dois partidos se alternavam no poder durante o segundo reinado.
Parlamentarismo
Em 1847 foi instituído o parlamentarismo, e com isso, criou-se o cargo de presidente do Conselho de Ministros. Desse modo, o imperador escolhia o primeiro-ministro e o mesmo escolhia os outros, formando o gabinete ministral.
Região platina Durante o segundo reinado, o Brasil se envolveu em conflitos armados com país fronteiriços da região Platina, são eles o Paraguai, Uruguai e Argentina. Platina era uma região muito povoada e importante