Brasil Immpério

632 palavras 3 páginas
Brasil Império
O fim do Período Colonial começou com a chegada da Família Real ao RJ. Em 1815. Essa mudança acarretou em alterações na política, economia e na sociedade da colônia. O império no Brasil começou, realmente, em 1822, após a independência do Brasil e permaneceu até o ano de 1889, com a Proclamação da República. O período é dividido em Primeiro e Segundo Reinado e Regência. Durante esses anos, o Brasil foi comandado por Dom Pedro I, seu filho Dom Pedro II e pelos regentes.
Chegada da Família Real
Com o eminente ataque francês em Portugal, os nobres portugueses decidiram mudar-se para o Brasil com aproximadamente 15 mil pessoas. Primeiramente ele autorizou a abertura dos portos e a criação de fábricas no país. Em março de 1808 ele chegou ao Rio de Janeiro e lá se tornou a residência da corte portuguesa.
O Brasil passou a ser chamado de Reino Unido de Algarves e foram criados os ministérios do Interior, da Marinha, Fazenda e da Guerra. Foram criados órgãos para o andamento do governo como o Supremo Tribunal, o Banco do Brasil e a Casa da Moeda. A chegada da Coroa Portuguesa não agradou os moradores que aqui viviam, pois tinham que fornecer alimentos, tecidos e suas casas para a comitiva que chegou com
D. João. As pessoas poderiam escolher qualquer casa para morar e o morador deveria encontrar outro lugar para morar.
D. João foi embora do país em 1821 após a eclosão da Revolução do Porto. Ele deixou no Brasil seu filho D. Pedro. A vinda da família real portuguesa deixou diversas heranças para os cariocas. Foram diversas praças, monumentos e prédios públicos financiados pela elite e atribuídos à Coroa. Surgiu o Palácio Real, o Palácio da Quinta da Boa Vista e a fazenda de Santa Cruz, que serviam de residência para a família real. Atualmente, na Quinta da Boa Vista fica o Zoológico da cidade e o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Já o Paço Imperial foi tombado pelo Patrimônio Histórico.
Curiosidades da Independência do Brasil - O

Relacionados