Brasil de 1500 a 2000
INTRODUÇÃO
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país, que no início de sua existência era visto apenas como fonte de matéria prima, hoje é um grande importador e exportador de diversos tipos de mercadorias.
Comparar o Brasil de hoje com o Brasil de 1500 implicará nas disposições de vários fatores de desenvolvimento tanto político quanto econômico que nos trarão diretamente à economia estável de hoje.
A economia brasileira passou por algumas crises, tais como a crise de 1929, a Era
Vargas, O Plano Real e por fim, a Crise de 2008. No entanto, o país não se abalou totalmente, manteve uma certa estabilidade e, mesmo possuindo dívidas tanto externas quanto internas, conseguiu estabilizar-se e oferecer uma melhor condição econômica para a população.
INFLUENCIA DA ECONOMIA DO BRASIL NO MUNDO
CICLOS ECONOMICOS DA COLONIA BRASILEIRA
O primeiro ciclo econômico do Brasil foi à extração do pau-brasil, extraída pelos europeus, hoje correspondente a região de Pernambuco até em Angras dos Reis, antes Portugal compravam pau-brasil do Oriente, mas a partir do século XVI o Brasil foi o maior fornecedor dessa matéria prima. Na qual os índios forneciam seus trabalhos na extração, como recompensa era realizado o escambo (troca de uma series de objeto). Neste ciclo podemos observar o desenvolvimento no Brasil, exportação da matéria prima e mão de obra dos nativos.
O segundo ciclo econômico brasileiro foi o plantio de cana-de-açúcar, também fornecida para o mercado europeu. Foram muitos os motivos que levaram a Coroa portuguesa a tomar a decisão desse tipo de economia, a primeira que o Brasil tinha condições naturais favoráveis, segundo Portugal tinha experiência nesse plantio e terceiro poderia obter muito lucro sobre a Colônia. Trabalho era realizado nas moendas, por animais e principalmente por aqueles escravos comprados da África.
No século XVII, expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do