Brasil Colonial
Entre os envolvidos com o contrabando estavam soldados, clérigos, escravos, comerciantes e ate governadores. As leis foram boladas começando pelo pagamento do quinhão ( o quinto). Cerca de 800 toneladas de ouro brasileiro chegavam a Portugal durante pouco mais de um seculo de exploração. Seguindo as pistas da curta e intensa existência desse eldorado tropical, os artigos do dossiê mostram que a aventura da cobiça iguala todos os homens e assume contornos quase surreais.
A peso de ouro o que foi descoberto em Minas foi fortuna em estado puro. O metal extraído dos leitos dos rios mineiros não dependia da demanda internacional e suas oscilações de cotação: vinha em forma de dinheiro, pronto para ser posto em circulação . O ouro em pó transformou-se em moeda das MG no final do seculo XVII. Quase todo o ouro se encontrava em terrenos de aluvião- nas margens ou na foz dos rios , onde a erosão deposita cascalho, areia e argila. Como uma bateia, lavavam-se as areias auríferas até que os materiais mais leves ficassem na parte superior e o ouro ficasse ao fundo. A época mais adequada para a atividade era o inverno, quando o nível da água estava mais baixo. Os escravos dos grandes proprietários e os trabalhadores livres, chamados de garimpeiros ou faiscadores.
O grosso ficava os grandes proprietários , que se contavam nos dedos, enquanto o muitos faiscadores dividiam o resto. Quando o volume extraível já minguava , a desigualdade ainda era regra: os cinco maiores produtores conseguiram quase 82 quilos de ouro, enquanto os 568 menores ficaram com menos de 184 quilos. Juntos eles produziam cerca de 413 quilos de ouro. Era pequena a quantidade de pessoas envolvidas na mineração. A maior parte da população da capitania morava nis campos e vivia dois trabalhos agrícolas e pastoris. Sem exagero, pode-se afirma que o ouro estimulou a produção de gêneros de