Brasil colonial
O CONTEXTO DO SISTEMA ATLÂNTICO
A FORMAÇÃO DAS ESTRUTURAS PRODUTIVAS REGIONAIS
A SESMARIA ESCRAVISTA E PEQUENA PRODUÇÃO MERCANTIL
ESTUDO DIRIGIDO sobre livro de FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo; faria, sheila. A economia colonial Brasileira. São paulo: atual, 1998.
Capítulo 1
1. Caracterize a depressão agrária feudal do século XIV e suas repercussões para a elite senhorial
2. Quais foram as respostas européias à crise da renda feudal da terra ? Qual foi a solução adotada pelas sociedades ibéricas ?
3. Relacione a formulação de um projeto português de expansão ultramarina às mudanças propiciadas pela chamada "Revolução de Aviz" (1383-85) ?
4. Quais eram os objetivos da Coroa, dos mercadores e da aristocracia ao se aproveitarem das disputas entre otomanos e italianos no Mediterrâneo ?
5. Diferencie a colonização do Magrebe, das ilhas do Atlântico e da costa subsaariana da Africa.
6. Como se completa a montagem de um sistema econômico no Atlântico Sul sob domínio da Coroa portuguesa ? E como este sistema econômico atlântico articula-se com mercado europeu?
7. Quais são os mecanismos de realização do capital mercantil ? Porque ele reproduz a escassez e também leva à sua própria esterilização?
8. Explique como o sucesso da colonização demarcou limites à modernização da sociedade portuguesa do Antigo Regime.
Capítulo 2
1. Por que a colonização do Brasil teve que superar o esquema imperial das Índias Orientais, baseado no Estado-empresário e nas feitorias ?
2. Como se estruturavam as comunidades indígenas litorâneas ? Por que não havia bases para alianças permanentes entre as tribos, apesar de similaridades culturais fortíssimas?
3. Qual a diferença, para estas comunidades, entre a presença de feitorias e a colonização agrária ? Qual foi sua reação às capitanias donatárias ?
4. Como a guerra permitiu organizar a colonização agrária com colonos sem riquezas ?
5. Quais