Brancos ou causianos
311 palavras
2 páginas
Brancos ou caucasianos são termos que geralmente se referem aos seres humanos caracterizados, em certo grau, pelo fenótipo claro da pele. O termo "raça caucasiana" foi criado pelo filósofo Christoph Meiners no século XVIII, mas só se popularizou no século XIX com Johann Friedrich Blumenbach, que definiu esta classificação racial baseando-se nas feições do crânio de povos caucasianos, similares as encontradas nos povos europeus. Dessa similaridade, ele formou a teoria de que as feições comuns a todos os europeus teriam surgido no Cáucaso.
A raça branca possivelmente surgiu há 35 mil anos, exemplo de regiões como o sul da Asia e Norte da Africa, que apesar de ser ainda predominantemente caucasoide no genoma, já não preserva mais todos os caracteres originais da raça na sua plenitude, tendo muitos deles já cabelos com resíduos negróides devido aos escravos medievais trazidos das rotas marítimas e afins.
Uma definição comum de uma pessoa "branca" é uma pessoa principalmente, ou totalmente, de ascendência europeia. No entanto, o termo é usado às vezes de forma mais ampla, de modo que se torna semelhante ao conceito da raça branca ou de pessoas caucasóides, que incluem as pessoas com ascendência do Oriente Médio, Norte da África e partes da Ásia Central e Meridional, que compartilham certas características fisiológicas e genéticas com os europeus, além da cor da pele.
Blumenbach defendia que os primeiros humanos tinham sido brancos, já que era mais fácil aos brancos tornarem-se morenos do que o contrário. Este termo, que não tem, nem nunca teve, qualquer fundamento científico ou fundamento na tradição das civilizações, foi usado até ao século XX nas sociedades ocidentais ou em sociedades influenciadas pela cultura ocidental.
O conceito de caucasiano, bem como toda a divisão em tipos humanos sustentaram o tráfico e a escravatura de africanos no mundo ocidental e estiveram na origem da discriminação de tipo