Brainstorming
É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro e "storm", que significa tempestade, ou seja, “tempestade cerebral” ou:
Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos.
Quando?
Sempre que houver a necessidade de juntarmos pensamentos livremente, sobre algum determinado assunto / projetos a fim de gerar ideias inovadoras têm a necessidade de um brainstorming.
Como?
Forme um grupo de pessoas, apresente de forma clara e assertiva qual será o tema do debate, determine um tempo para apresentação das ideias, um brainstorming não deve ter uma duração de 4 horas, por exemplo. Deixe as pessoas livres para criarem e apresentarem suas ideias.
Por quê?
O brainstorming ajuda na melhoria da comunicação social. Quando é executado de maneira correta, além de fazer pessoas trabalharem em grupo, participando dos debates, desenvolve a troca interpessoal. As pessoas terão assuntos em comum, relacionados a trabalhos que estarão envolvidas nas próximas semanas, meses, etc. As idéias poderão continuar existindo além da “sessão de brainstorming”. No final todas as pessoas se sentirão peças importantes, pois fazem parte da tomada de decisões referentes ao assunto proposto.
O que fazer?
Torne o ambiente confortável, crie um clima de brainstorming;
Quantidade é qualidade, quando mais opção tiver maior serão as vias de solução;
Anote todas as ideias, nada deve ser descartado, todas as ideias verbalizadas, devem ser escritas;
Combine pensamentos, ideias devem ficar a amostra para gerar novas visões;
Não deixe o tempo passar formulando ideias, anote como elas vieram e passe para as próximas;
Criatividade sempre, não se iniba, nem se limite.
O que NÃO fazer?
Não faça criticas, todas as ideias são válidas;
É proibido debates, não queremos inibir ninguém;
Não desvie a atenção,