BOVINOS DE CORTE
A comercialização de sêmen sexado nos EUA iniciou no ano de 2003, através de uma licença outorgada para a Empresa Sexing Technologies (ST) de Novasota, Texas. A SELECT SIRES e a ST formaram uma parceria para oferecer aos criadores a oportunidade de utilizarem sêmen sexado de touros altamente provados, através da identificação Gender SELECted.
A sexagem do sêmen é feita através da tecnologia de separação por fluxo, a única técnica confiável para separar espermatozoides femininos dos masculinos, utilizando um aparelho chamado Citômetro por Fluxo, que detecta 3,8% a mais de diferença no conteúdo do DNA nos espermatozóides femininos. O primeiro passo deste procedimento é diluir o ejaculado a uma concentração menor, e tingi-los com uma tinta fluorescente. Este conteúdo será levado ao Citômetro, e quando os espermatozoides passam pelo raio lazer, a tinta fluorescente é identificada. O cromossoma X é maior, os espermatozoides femininos emitem maior quantidade de luz que os espermatozoides masculinos ( o cromossoma Y é menor). Os detectores medem a quantidade de fluorescência emitida e detectam cargas + e – em cada gota contendo 1 só espermatozóide.
Este fluxo é logo separado em três recipientes eletromagnéticos, as partículas com carga(+), contendo 1 esperma feminino vai em uma direção, as com carga (-) com 1 esperma masculino vai em outra direção. E as partículas sem definição seguem reto. Este processo separa espermatozoides de ambos os sexos com 90% de acerto.
Em torno de 3.000 a 5.000 espermatozoides de cada sexo passam por segundo, significando que é necessário 1,3 horas para sexar sêmen