Botânica
As pteridófitas são vegetais pertencentes à divisão das traqueófitas, pois são os primeiros vegetais a apresentarem vasos condutores, do tipo xilema e floema, para condução de seiva bruta e elaborada, respectivamente. O aparecimento dos vasos condutores possibilitou uma maior diversidade de formas, desde plantas herbáceas até arborescentes de grande porte. São os primeiros vegetais a conquistarem o ambiente terrestre, pelo fato de terem um mecanismo mais eficiente de condução de seiva bruta e elaborada.
Características Gerais
As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas com vasos condutores do tipo xilema ou lenho e floema ou líber. Apresentam o corpo na forma de cormo, isto é, com raiz, caule e folhas verdadeiros.Como as briófitas, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações da fase gametofítica(G) com a fase esporofítica(E), sendo esta última a fase predominante no ciclo de vida.
Plantas vasculares sem sementes
São as plantas conhecidas como pteridófitas, samambaias e avencas. São plantas que conseguiram atingir um tamanho maior do que as primeiras plantas terrestres (briófitas) devido ao surgimento dos elementos condutores de seiva através da planta. Entretanto, seu sistema reprodutivo ainda é simples, e parcialmente dependente da água, pois não possuem nem sementes, nem flores e nem frutos. Enquanto as plantas primitivas foram se tornando progressivamente adaptadas à vida na Terra, suas gerações gametofíticas passaram por uma progressiva redução de tamanho e tornaram-se gradativamente mais protegidas e nutricionalmente dependentes do esporófito. Finalmente, em uma linha evolutiva surgiram as sementes (estruturas que protegem o embrião do esporófito durante a sua dispersão e período de dormência). Desta forma as plantas com semente são capazes de sobreviver a condições ambientais desfavoráveis. O corpo das plantas vasculares sem sementes já apresentam organização em tecidos, mostrando