Botulismo
O botulismo é uma doença pouco comum, potencialmente fatal, resultante da ação de uma neurotoxina (toxina que ataca os neurônios) elaborada pela bactéria Clostridium botulinum. A neurotoxina botulínica é um dos venenos mais letais que conhecemos.É uma doença infecciosa, porém não contagiosa (não é transmissível entre pessoas), causada pela ação de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. uma doença rara, mas que pode ocorrer em qualquer parte do mundo. Apesar de ser pouco comum, é uma doença importante, pois os pacientes contaminados apresentam elevada mortalidade e precisam iniciar tratamento rapidamente . O botulismo é, portanto, uma emergência médica.
A doença não é provocada diretamente pela bactéria, mas sim pelas neurotoxinas por ela produzidas. O botulismo é uma doença de instalação súbita, com acometimento predominantemente neurológico, caracterizada por paralisia motora progressiva. O principal modo de transmissão é através de alimentos mal conservados.
Causas
As causas do botulismo são o solo e o consumo de alimentos contaminados com a bactéria Clostridium botulinum.Os alimentos industrializados podem ser contaminados com a bactéria causadora do botulismo durante a sua manipulação ou se suas embalagens estiverem danificadas, ficando estufadas, amassadas ou enferrujadas, tornando-se impróprias para o consumo.Contudo, os alimentos e a água também podem ser contaminados com esta bactéria através do pó que pousa sobre eles. Alguns locais que favorecem a instalação do pó sobre os alimentos são: * obras/contruções; * jardins; * agricultura.
Transmissão do botulismo
Existem basicamente três formas de se adquirir o botulismo: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos, botulismo intestinal (também chamado de botulismo infantil).
- >Botulismo alimentar: Ocorre quando o paciente ingere alimentos contaminados com a toxina botulínica. Esta contaminação ocorre geralmente com alimentos conservados de