botulismo
Relato de Caso/Case report
Surto familiar de botulismo no Estado do Ceará: relato de caso
Familiar outbreak of botulism at Ceará State, Brazil: case report
Morgana Maria de Oliveira Barboza1, Norival Ferreira dos Santos2 e Oscarina Viana de Sousa3
RESUMO
Relato de surto familiar de botulismo por intoxicação alimentar, envolvendo um óbito, onde foram encontradas lacunas no preenchimento do prontuário.
O objetivo foi descrever a patologia chamando a atenção dos profissionais de saúde para o fornecimento adequado de informações relevantes para a investigação epidemiológica de doenças de notificação compulsória.
Palavras-chaves: Botulismo alimentar. Surto familiar. Vigilância epidemiológica. ABSTRACT
Report of a family outbreak of botulism food poisoning involving a death, where gaps in the completion of medical records were identified. The study aimed to describe the pathology and emphasize to health professionals the need to provide adequate information relevant to epidemiological investigation of compulsory notification diseases.
Keywords: Botulism food. Family outbreak. Epidemiological surveillance.
INTRODUção
O termo botulismo é utilizado para designar a intoxicação pelo
Clostridium botulinum. O nome provém da palavra botulus (salsicha) em latim, alimento envolvido nos primeiros casos de botulismo, cientificamente comprovados, ocorridos na Europa Central no fim do século XVI.
O botulismo é uma enfermidade resultante da ação de potente neurotoxina de origem proteica produzida pelo Clostridium botulinum, que bloqueia a neurotransmissão em sinapses colinérgicas, causando paralisia simétrica descendente. A doença tem distribuição mundial e acomete pessoas em casos isolados ou causa surtos familiares. É considerado um problema de saúde pública devido a sua gravidade e alta letalidade. De ocorrência súbita, caracteriza-se por manifestações