botulismo
CausasA bactéria Clostridium botulinum é encontrada no solo e em água não tratada em todo o mundo. Ela produz esporos que sobrevivem em alimentos preservados ou enlatados de forma inadequada, onde produzem a toxina. Ao ser ingerida, mesmo quantidades mínimas dessa toxina podem causar envenenamento grave.
Os alimentos mais comumente contaminados são vegetais em conservas caseiras, carne de porco e presunto curados, peixe defumado ou cru, e mel ou xarope de milho. O botulismo também pode ocorrer se a bactéria entrar em ferimentos abertos e produzir as toxinas ali.
O botulismo infantil ocorre quando um bebê ingere esporos e as bactérias crescem em seu trato gastrointestinal. A causa mais comum de botulismo infantil é a ingestão de mel e xarope de milho.
Normalmente, a bactéria Clostridium botulinum pode ser encontrada nas fezes de algumas crianças.
Cerca de 110 casos de botulismo ocorrem nos EUA por ano. A maioria dos casos ocorre em crianças.
ExamesO médico realizará um exame físico. Pode haver sinais de:
Ausência ou diminuição dos reflexos do tendão profundo
Ausência ou diminuição do reflexo faríngeo
Pálpebra caídaPerda da função/sensibilidade muscular
Instestino paralisado
Comprometimento da fala
Retenção urinária com incapacidade de urinar
Podem ser realizados exames de sangue para identificar a toxina. Pode ser solicitada também uma cultura das fezes. Podem ser realizados exames laboratoriais no alimento suspeito para confirmar o botulismo.
SinônimosMais sobre BotulismoDirija-se ao pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local(por exemplo, 190) se suspeitar de botulismo. sintomasSintomas de BotulismoOs sintomas, geralmente, aparecem de 8 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado. NÃO ocorre febre com essa