Botulismo
O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria pode entrar no organismo através de machucados ou podem viver em alimentos enlatados ou preservados inadequadamente.
Causas:
A bactéria Clostridium botulinum é encontrada no solo e em água não tratada em todo o mundo. Ao ser ingerida, mesmo quantidades mínimas dessa toxina podem causar envenenamento grave.
Tratamento:
Pode haver sinais de:
Ausência ou diminuição dos reflexos do tendão profundo
Ausência ou diminuição do reflexo faríngeo
Pálpebra caída
Perda da função/sensibilidade muscular
Instestino paralisado
Comprometimento da fala
Retenção urinária com incapacidade de urinar
Podem ser realizados exames de sangue para identificar a toxina. Pode ser solicitada também uma cultura das fezes. Podem ser realizados exames laboratoriais no alimento suspeito para confirmar o botulismo.
Cólera
Cólera é uma infecção do intestino delgado que provoca grande quantidade de diarreia aquosa.
Causas
Cólera é uma infecção do intestino delgado que provoca grande quantidade de diarreia aquosa.
Febre Maculosa
Febre maculosa brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennenseinfectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.
Causa :
A única forma de transmissão é através da picada do carrapato(carrapato estrela), após ficar fixado no hospedeiro por um período que varia de 4 a 6 horas, ficando incubado por cerca de 2 a 14 dias.
Tétano
O que e Tetáno?
O tétano é uma infecção do sistema nervoso com a bactéria possivelmente letal Clostridium tetani (C. tetani).
Causas:
A infecção começa quando os esporos entram no corpo através de uma ferida ou de um ferimento. Esses esporos liberam bactérias que